No último dia 30 de agosto, o CME-Cachoeirinha participou do Encontro dos Conselhos Municipais de Educação da Região Granpal, realizado no município de Canoas. Além de ser um momento de compartilhamento de experiências e ideias entre os Conselhos da região, os encontros da regional também fortalecem estes importantes órgãos normativos dos sistemas municipais de educação.
O Conselho Municipal de Educação de Canoas, na figura de sua presidenta Giovana Oliveira Pinto e de seus conselheiros, recepcionaram a todos com muito carinho e organização. Primeiramente, foram abordados os assuntos Sistemas de Avaliação e Formação de Docentes. Para tanto, apresentaram um projeto muito próspero e efetivo realizado no município, com destaque na Casa de Avaliação e de Formação Docentes.
Neste encontro também foi debatido o Artigo 26-A da LDB, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira - os Conselhos precisam revisar suas normativas e identificar como elas estão sendo executadas. Além disto, discutiu-se a Educação em tempo integral (Lei 14.640/2023), que institui o Programa Escola em Tempo Integral, a qual prevê assistência técnica e financeira da União para aumentar matrículas no ensino básico em tempo integral. Assim como, o cronograma de datas da CONAEE 2024.