Na noite do dia 29 de abril, deu-se início o Curso de Gestão Escolar, oferecido pela Secretaria de Educação (SMED), a todos os profissionais da rede municipal de ensino que desejam se candidatar às funções de direção e vice-direção nas escolas da rede municipal. A aula inaugural aconteceu no Plenário Osvaldo Corrêa, da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, situado na Rua Manatá, 565 - bairro Jardim Colinas. Para concluir o curso e garantir a certificação adequada, os cursistas terão encontros presenciais no Instituto SESI de Formação de Professores (situado na Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 - 6° andar, no Centro de Porto Alegre), além de aulas em EAD.
O Conselho Municipal de Educação (CME), integrado pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB), é o órgão responsável pela fiscalização e pelo controle social da distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundeb, segundo a Lei Federal nº 14.113/2020. Neste sentido, o CME se mobilizou para que o município se adequasse legalmente às condicionalidades da lei supracitada, e assim pudesse receber recursos extras, advindos da complementação-VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado) do governo federal. Vale ressaltar que no ano de 2023, Cachoeirinha não havia se adequado à condicionalidade acerca do provimento de cargo ou função de gestor escolar, de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho, para tanto este órgão realizou o tencionamento para que o município oferecesse tal curso de Capacitação em Gestão Escolar, na forma da lei.
O CME se orgulha em fazer parte deste processo que, além de injetar novos recursos financeiros para a Educação, promove políticas educacionais que visam o aperfeiçoamento dos profissionais, e consequentemente, a melhoria na qualidade de ensino do nosso município. A mobilização feita pelo CME, teve o apoio e participação dos diretores das escolas municipais, do SIMCA e da SMED.