VII Encontro do CME com CPMs e Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino

A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva é um tema de grande relevância na atualidade, pois busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas capacidades ou necessidades, tenham acesso a um ambiente educacional que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pleno. Assim sendo, deve-se garantir o direito à igualdade e equidade, trazendo como pressupostos básicos que todos podem aprender, respeitando diferenças de idade, sexo, gênero, etnia, língua, deficiência, classe social ou qualquer outra natureza.

Na manhã do dia 11 de setembro, ocorreu o VII Encontro do Conselho Municipal de Educação (CME) com os CPMs e Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino - Segmento Pais com uma formação sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - Resolução CME/CP nº 037/2023 discorrida pela presidente do CME, Nara Maria da Silva Piasentin, na qual foram expostos os artigos da resolução supracitada.

O CME ressalta que a realização desta formação sobre educação especial voltada para os pais é uma ótima iniciativa, pois promove a conscientização e o entendimento sobre as necessidades específicas de crianças com necessidades educacionais especiais. Nesta formação, todos puderam tomar conhecimento sobre a importância da inclusão e da diversidade nas escolas; a legislação e os direitos das pessoas com deficiência; as diretrizes para a educação inclusiva; as estratégias de apoio da escola e da família, em parceria; apoio psicológico e emocional para toda a família; recursos, ferramentas e atividades práticas (jogos e dinâmicas) que promovam a inclusão e a empatia, e por fim, ocorrer debate e troca de experiências.

Acreditamos que este encontro é um grande passo para fortalecer a rede de apoio aos alunos com necessidades especiais e suas famílias, garantindo que todos se sintam valorizados e compreendidos.