Capacitação de Primeiros Socorros aos profissionais das Escolas de Educação Infantil Privadas, autorizadas pelo CME.

No auditório do Centro Universitário de Cachoeirinha - Cesuca desenvolveu-se uma capacitação para quase duzentos profissionais das Escolas de Educação Infantil Privadas do município de Cachoeirinha, autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME), sobre Primeiros Socorros. A formação presencial, impulsionada pela Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, ocorreu no turno da noite de 12/09.

Desde a sansão da Lei Lucas, muitas escolas têm buscado se adequar à legislação, oferecendo treinamentos a seus funcionários e garantindo um ambiente mais seguro para os alunos. Participar da capacitação de Primeiros Socorros não apenas cumpre com a obrigação legal, mas também reforça o compromisso das instituições com a segurança e o bem-estar de todos.

O evento ocorreu em parceria entre o CME e o Cesuca, no qual a Enfermeira Fatima Helena Cecchetto - doutora e pós-doutora em Ciências da Saúde, docente do Cesuca (Centro Universitário de Cachoeirinha) área de Saúde da Criança e coordenadora do Curso de Enfermagem, ofereceu momentos teóricos e práticos, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de assimilar o conteúdo e tirar suas dúvidas em relação às situações de emergências.

O conhecimento em Primeiros Socorros reduz a incerteza e o pânico em situações de emergência, tanto para os alunos quanto para educadores, permitindo uma ação coordenada e eficaz. Essa prática de ajudar os outros e cuidar dos colegas contribui para a formação de cidadãos mais empáticos e responsáveis.