Nas tardes das últimas duas quintas-feiras, o Conselho Municipal de Educação (CME) organizou em sua sede, reuniões com as direções das escolas municipais da rede para discutir a normatização e a execução do novo componente curricular: a BNCC Computação, em nosso município. No dia 10/10 ocorreu o encontro com os gestores representantes das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de nossa rede, e no dia 17/10 com os representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
O CME entende como de extrema importância a discussão e a implementação desta temática, seguindo orientações da Resolução CNE/CP n° 2/2017, do Parecer CNE/CEB nº 2/2022, da Resolução CNE nº 1/2022 e da Lei Federal nº 14.533/2023, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituindo a Política Nacional de Educação Digital. A BNCC da Computação aborda três eixos: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. Suas competências desenvolvem habilidades como o pensamento computacional, a resolução de problemas, a criatividade e o pensamento crítico, melhor preparando os estudantes para o mercado de trabalho, para a inclusão digital e o mundo digital.
Preliminarmente, as pessoas acreditam que ensinar Computação significa somente mexer em computadores e ensinar programação. Entretanto, vai muito além disto: o pensamento computacional envolve a resolução de problemas e a capacidade de descrever rotinas/algoritmos, sempre associada com o pensamento crítico. Ou seja, este tipo de construção do conhecimento está relacionado a identificar padrões, definir prioridades, ter organização de pensamentos e solucionar situações-problemas. Reforça-se que ensinar computação é muito mais do que utilizar um computador, é também uma maneira de ensinar um pensamento mais organizado, lógico, criativo e analítico.
A complementação da BNCC da Computação foi desenvolvida para trabalhar com os desafios que a tecnologia propõe no mercado de trabalho atual, em que se exige não só habilidades técnicas, mas também habilidades socioemocionais, a serem desenvolvidas dentro da sala de aula, como a criatividade, a resiliência, a lógica e o pensamento crítico, assim como o protagonismo, a tomada de decisões e a liderança.