No dia 30 de abril, a assessoria técnica e os conselheiros do Conselho Municipal de Educação (CME) participaram do curso Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (PNQEEI), promovido e realizado pela UNCME-RS em modalidade on-line síncrona, por meio da plataforma Google Meet. O curso teve como objetivo geral apresentar os novos parâmetros supracitados e as formas pelas quais cada CME pode e deve contribuir para a sua implantação e implementação nos respectivos territórios, visando, desta forma, garantir o direito de bebês e crianças a frequentarem espaços escolares com qualidade, equidade e justiça social.
Salienta-se que a Educação Infantil, enquanto primeira etapa da Educação Básica, constitui o alicerce fundamental para o desenvolvimento integral de bebês e crianças desde o nascimento até os cinco anos, onze meses e vinte e nove dias de idade, possuindo um extenso embasamento legal e normativo que fortalece os espaços educativos e a inseparabilidade entre o educar e cuidar.
No período matutino, ocorreram palestras de formação proferidas pela Senhora Fabiane Bitello Pedro, vice-presidente executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), e pelo Senhor Alvoni Adão Prux dos Passos, professor mestre em História e presidente do CME-Cachoeirinha. Durante as apresentações, foram abordados os conceitos pertinentes a Educação Infantil, bem como a legislação e os documentos vigentes relativos a esta etapa educacional, conhecendo os novos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil e a orientação UNCME-RS nº 3/2025.
No turno da tarde, ocorreram relatos de experiências (ações práticas) das cidades de Sobradinho e Santa Cruz do Sul, seguidos pela formação intitulada "Tempos e espaços na Educação Infantil: mais um pouco a respeito do que a escola representa para bebês e crianças", ministrada pela professora doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisas Estudos sobre Infâncias, no PPGEdu/UFRGS - Leticia Caroline Da Silva Streit.
É importante ressaltar que a Educação Infantil reveste-se de importância fundamental para o desenvolvimento integral de bebês e crianças. É nesse período crucial da vida, que se estabelecem as bases cognitivas, sociais, emocionais e físicas que moldarão a trajetória futura de cada indivíduo. A criança desenvolve a curiosidade, a autonomia, o senso crítico e a capacidade de interação social, elementos essenciais para a construção de um aprendizado contínuo e para a sua plena participação na sociedade. Dessa forma, investir em uma Educação Infantil de qualidade é investir no futuro, promovendo o desenvolvimento humano em sua totalidade e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.
Fonte: prints retirados do material da formação.