No último sábado, 24 de maio, o Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha (CME) marcou presença no segundo encontro da 3ª edição do projeto "Em cada canto, um novo encanto". O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e contando com a participação das instituições de ensino do Sistema Municipal de Ensino (SME), ocorreu nos turnos da manhã e da tarde no Parcão Municipal de Cachoeirinha. A iniciativa teve como objetivo principal associar o aniversário da cidade à conscientização e preservação ambiental, sendo intitulada "Cachoeirinha Sustentável - Celebrando Nossa História e Cuidando do Futuro". Vale ressaltar que o primeiro encontro do projeto aconteceu no dia 17 de maio, na Praça CEU.
O evento promoveu a participação da comunidade escolar em atividades que integraram a história, a cultura e o meio ambiente. Essa iniciativa visou estimular os alunos a conhecerem melhor a realidade de seu município e bairro, além de conscientizar e reforçar o compromisso da cidade com um futuro mais verde e sustentável. A cerimônia contou com o espetáculo teatral "Faísca D'Água", do Grupo Ueba Produtos Notáveis - uma performance cênica, leve, lúdica e instigante, colocou a natureza e a humanidade frente a frente, valorizando o folclore e os saberes populares, e propondo uma reflexão profunda sobre a preservação dos recursos naturais. Diversas apresentações dos estudantes das escolas do SME também enriqueceram muito o evento.
A culminância da 3ª edição do projeto "Em cada canto, um novo encanto" e a vibrante iniciativa "Cachoeirinha Sustentável" merecem efusivos parabéns a todos os envolvidos. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e as instituições de ensino do Sistema Municipal demonstraram um compromisso notável ao engajar a comunidade escolar em atividades que celebram a história e a cultura da cidade, ao mesmo tempo em que promovem a essencial conscientização ambiental. Esse evento, que uniu o aniversário de Cachoeirinha à pauta da sustentabilidade, é um exemplo inspirador de como a educação pode fortalecer os laços com o território e construir um futuro mais promissor para todos os cidadãos.