Na tarde desta quinta-feira, 29 de maio, a Câmara de Vereadores de Cachoeirinha -sediou o seminário "Maio Laranja - Abuso não é brincadeira". O evento, organizado e apresentado pelo Conselho Tutelar do município, ocorreu no plenário Osvaldo Corrêa. O Conselho Municipal de Educação (CME) prestigiou o seminário, com a presença de sua presidenta, Nara Maria da Silva Piasentin, e da assessora técnica, Neleane da Silva. O CME aproveita a oportunidade para manifestar total apoio à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
A campanha "Maio Laranja" é de extrema importância por esclarecer sobre um problema silencioso e devastador: o abuso e a exploração sexual infantil. Ao promover seminários e debates, como este realizado em Cachoeirinha, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a gravidade do tema e, principalmente, capacitar a comunidade para identificar sinais de abuso e agir em defesa das crianças. O conhecimento é a principal ferramenta para quebrar o ciclo de violência, encorajando vítimas e testemunhas a denunciar e buscando garantir que os agressores sejam responsabilizados. Uma criança que está sofrendo abuso sexual apresenta sinais claros, como mudança de comportamento, silêncios predominantes, queda no rendimento escolar, traumatismos físicos, enfermidades psicossomáticas, entre outros.
Além de conscientizar, o "Maio Laranja" desempenha um papel crucial na proteção de crianças e adolescentes. A mobilização de conselhos tutelares, conselhos de educação e outras instituições reforça a rede de apoio disponível para as vítimas. Essa união de esforços é fundamental para que as crianças que sofreram ou sofrem abuso encontrem amparo e recebam o suporte necessário para superar o trauma.