A manhã desta segunda-feira, 23 de junho, marcou um momento importante da EMEB Frederico Augusto Ritter. Em uma assembleia, conduzida por estudantes de 8º e 9º anos, que integram o projeto de cooperativismo Bee Coop Ritter, foi aprovado o estatuto social e eleitos os membros da comissão administrativa e conselho fiscal, oficializando a cooperativa estudantil. No evento estavam presentes autoridades representantes do Sicred, do CME e da Secretaria Municipal de Educação entre outras. O projeto, que está sendo desenvolvido no âmbito da escola em tempo integral, conta com o apoio fundamental do Sicred. A instituição financeira cooperativa, oferece suporte técnico, compartilhando sua expertise no setor e auxiliando na formação de jovens, para que compreendam a importância da cooperação e do empreendedorismo social.
A Bee Coop Ritter, representa um pilar importante na construção da educação em Tempo Integral da escola, que busca ir além do ensino tradicional, preparando os jovens para os desafios do futuro e fomentando o senso de responsabilidade e coletividade. Através criação e gestão da cooperativa, os alunos têm oportunidade de vivenciar na prática os princípios de cooperativismo, como a autogestão da cooperativa, a participação democrática e a intercooperação.
O projeto de cooperativismo inserido na rotina da escola e protagonizado por esses estudantes demonstra o potencial de iniciativas que aliam teoria e prática, capacitando os alunos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. O evento marcou o início de uma nova fase, com a expectativa de que a cooperativa continue a florescer e impactar positivamente a vida desses estudantes, da comunidade escolar e da sociedade como um todo.